top of page

Lúcifer no céu

  • Foto do escritor: Ronaldo Rogerio Pedrão
    Ronaldo Rogerio Pedrão
  • 16 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2024

Se observarmos o céu ao longo da noite teremos a impressão de que todos os astros estão "pregados" em uma esfera (imaginária) deslocando-se em conjunto de Leste para Oeste. O mesmo acontece se você observar o céu todas as noites, sempre no mesmo horário.


Ainda que essa esfera celeste pareça infinita, ela compõe "apenas" as estrelas mais próximas de nós, dentro da nossa galáxia a distância, a poucos milhares de anos-luz (um ano-luz equivale a quase 10 trilhões de quilômetros).


Todos as milhares de estrelas que vemos no céu, à noite, estão em movimento, cada uma delas indo em direções diferentes e com velocidades diferentes. Ainda assim, ao longo de toda a nossa vida, não perceberíamos quaisquer mudanças, ao menos, não a olho nu.


Porém, há sete astros que se deslocam em relação às estrelas. Eles já são conhecidos a dezenas de milhares de anos. Alguns deles são os mais brilhantes do céu. Você os conhece como: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus Marte, Júpiter e Saturno. Mas as inúmeras civilizações e culturas que surgiram ao longo da história deram a eles, nomes diferentes. Os gregos os chamavam de planetas. Aqui, vamos falar de um deles em particular.


Um deles é o terceiro mais brilhante do céu (só perdendo em brilho para o Sol e a Lua). Em grande parte das culturas ele foi associado à beleza. Era a divindade da beleza e do amor. Os babilônios o chamavam de Ishtar, os egípcios, de Isis, para os gregos era Afrodite e para os romanos, Vênus. Os hebreus os chamavam de "Lucem Ferre". Entre os brasileiros, é conhecido como "Estrela da Manhã" ou "Estrela D'Alva" quando surge de madrugada, ou "Vésper" ou "Estrela da tarde" quando surge ao entardecer. Alguns povos, como os romanos, achavam que se tratava de dois astros diferentes, chegando a chamá-los de nomes distintos, Vênus, ao amanhecer e Vésper ao anoitecer.


Vênus orbita o Sol (assim como todos os planetas do Sistema Solar) ao longo de 224 dias. Ele está mais próximo ao Sol do que a Terra e, por isso, sempre será visível, daqui da Terra, próximo da direção da direção da nossa estrela.


Conforme o planeta gira a redor do Sol, seu movimento pode ser observado a olho nu, da Terra. Com um telescópio, pode-se acompanhar as fases do planeta comprovando que ele orbita ao redor do Sol.

As fases de Vênus, vistas pela primeira vez por Galileu em 1609, comprovam que o planeta gira ao redor do Sol.


Em certa época, Vênus começa a nascer pouco antes do Sol. Com o passar dos dias, vai nascendo cada vez mais cedo, até alcançar um ângulo de 46º em relação ao Sol. Então começa a "descer". Irá desaparecer do céu por alguns dias e, enquanto fica na direção do Sol, ou atrás dele, depois, volta a surgir a Oeste, após o pôr do Sol.


Não há uma época específica do ano em que isso acontece porque não depende da órbita da Terra mas, da composição de movimento dos dois planetas.


Elementos das órbitas dos planetas. As elongações (Leste e Oeste) são as posições em que o planeta é visto (da Terra) no seu máximo afastamento ao Sol.


Muitas culturas atribuíram características sobrenaturais aos planetas, considerando-os como seres divinos, espíritos e até mesmo considerando-os como anjos. A semana foi criada devido ao culto da cada um dos sete deuses, um dia para cada deus.


E daí vem a história de "Lucem Ferre", o "portador da luz". Na cultura cristã, ele era a mais bela criatura da criação de deus mas, um dia ele caiu. Bem, na verdade ele só seguiu sua órbita em torno do Sol.


Do hebraico “Heilel”, que significa “brilho”, “brilhante” ou “resplandecente”. O termo grego “heoshoro”, significa o “que traz a luz”. A palavra lúcifer também é associada à iluminação ou conhecimento.



Bibliografia


http://astro.if.ufrgs.br/p1/node3.htm (período sinódico de Vênus)


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
The Earth's shape

Have you ever heard of the concept of the flat Earth? It may sound like a strange idea, but there are actually people who believe that...

 
 
 

Comments


bottom of page