14 de jun. de 2024
O domo da Terra
- Ronaldo Rogerio Pedrão
- 24 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jun. de 2021
Alguns defensores da ideia da Terra Plana alegam que a Terra teria um domo que cobriria todo planeta, como se ele fossa uma vasilha de bolo com um uma cobertura e que teria, também, um paredão em suas bordas. Seria verdade?
Bem, vejamos. Quando olhamos para o céu, de dia ou à noite, temos a impressão de vê-lo em formato de calota. De qualquer lugar no planeta que se olhe para o céu, ele terá sempre este formato. Mas se o domo existir, como veríamos o céu? Bem, os defensores da ideia dizem que a disposição dos continentes teria uma forma parecida com o logo da ONU em que os continentes estão dispostos em torno do Polo Norte. Dessa forma o centro da Terra estaria localizado no Polo Norte. O Polo Sul não aparece no logo. A Antártida seria um imenso paredão que da a volta em torno da Terra. Afinal, se a Terra fosse um disco, toda a água já teria escorrido pela borda.
Assim, o ponto mais alto do céu fica sob o Polo Norte. Nesse local, e apenas neste local, o céu seria visto como uma calota. No resto do planeta, o domo, ou o céu, seria sempre visto inclinado.
Além disso, não há noticias de que algum avião já tenha se chocado contra o tal domo. Do que seria feito esse domo? Seria permeável? Seria possível atravessá-lo. Vamos lembrar que esse domo é atravessado o tempo todo. Todos os dias a Terra recebe centenas de toneladas de materiais vindos do espaço. Você deve lembrar-se do que ocorreu em Cheliabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013, quando um fragmento de um asteroide entrou na atmosfera e, provavelmente, nem deve saber do evento de Tunguska, também na Rússia. Em 1908 quando um objeto vindo do céu, possivelmente um pedaço um cometa, explodiu na atmosfera e destruiu milhares de quilômetros de floresta.
Além disso há a questão da astronáutica. Milhares de satélites, sondas e naves tripuladas já foram enviados ao espaço. Neste exato momento há pessoas vivendo na Estação Espacial Internacional (ISS). Os satélites que são utilizados para transmissão de dados usados pela Internet (que hospeda e transmite os vídeos daqueles que negam que há satélites no espaço) ficam acima da atmosfera. Além disso há satélites utilizados para monitoramento do clima, de uso militar, que fazem mapeamento e fotografia da superfície, que monitoram o desmatamento e o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Qualquer celular moderno possui GPS. Os terraplanistas usam celulares para fazer, enviar ou assistir vídeos e continuam defendendo a ideia de Terra plana. É como escrever num papel, que 'árvores não existem'.
Commentaires