14 de jun. de 2024
Por que a missão Cassini vai acabar ?
- Flávio Barbará
- 20 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A foto mais emblemática enviada pela sonda Cassini é essa de um "eclipse solar", em qua sonda ficou por 12 horas na sombra de Saturno e coletou esses belíssimos registros dos raios de sol transpassando o gigante gasoso e seus anéis.

A Cassini está com os dias contados. Em menos de 4 meses será seu "Grand Finale", com uma entrada triunfal na atmosfera Saturniana e desintegrando-se poética e gloriosamente.
Por que uma missão tão importante vai acabar?!
A Missão Cassini-Huygens viajou por 7 anos até chegar a Saturno. Pelo caminho, nos mandou dados importantes sobre Veênus, Júpiter e Cinturão de Asteróides. Ao se aproximar de Saturno descobriu 2 novas luas. Trata-se da missão espacial mais importante depois da Apollo e da ISS. Mas... o combustível da espaçonave esta acabando e com isso se vai a capacidade de manobrá-la.
E daí?!
Uma questão de higiene...
Em função dos sobrevoos da Cassini pelas luas de Saturno a comunidade científica descobriu indícios de potenciais ambientes habitáveis - ou pelo menos "prebióticos" - em Enceladus e Titan (onde repousa a sonda Huygens). Esses objetos interessam muito devido a essas características de possibilidade de abrigo de vida. Se deixarmos a Cassini vagando à deriva pelas redondezas de Saturno há uma remota, porém não descartável, probabilidade dela vir a se chocar com um desses dois mundos. E nós não queremos, em hipótese alguma, que a Cassini venha a contaminar quaisquer estudos futuros sobre a habitabilidade e vida potencial dessas luas. Uma decisão inteligente!

Enceladus, a sexta maior lua de Saturno com 252 quilômetros de raio, composta por 91% de água, 4% de nitrogenio, 3.2% de dióxido de carbono e 1.7% de metano. Um mundo pequeno, mas o que a Cassini revelou a respeito desta crosta congelada com um oceano encapsulado a torna um dos destinos mais interessantes do sistema solar do ponto de vista científico.

Titã - a maior lua de Saturno é a única lua conhecida por ter uma atmosfera densa, e o único objeto no sistema solar, além da Terra, onde há evidência clara de corpos estáveis de líquidos de superfície. Dados da Cassini-Huygens revelaram que Titã tem lagos e mares de metano e etano líquidos, reabastecidos por chuvas provenientes de nuvens de hidrocarbonetos. A missão também forneceu evidências de que Titã esconde um oceano líquido sob a superfície, provavelmente composto de água e amônia.
Fonte: https://saturn.jpl.nasa.gov/
Comments