14 de jun. de 2024
top of page

A s t e r
Como colocar seu nome em um astro
Temos boas notícias pra você que quer por seu nome no céu. Aqui você não será enganado!!
É muito fácil colocar seu nome em um astro!!! Não custa nada, basta descobrir um cometa!!!
Foto: Irineu F. A. Filho - NGC 6960 - Nebulosa Véu do Oeste
É comum nos depararmos com sites oferecendo ao internautas, colocar seu nome, ou de alguém ente querido em uma estrela. A ideia é atraente, mas infelizmente, é uma ilusão. Esse negócio de colocar o nome de alguém em uma estrela não existe. Geralmente encontramos anúncios assim na internet mas são empresas fraudulentas. O serviço que eles vendem não tem valor cientifico.
Mas se você deseja mesmo dar um presente destes a alguém , pode procurar por globos, mapas, revistas astronômicas ou fotos do céu. Você pode encontrar uma quantidade gigantesca de imagens da Via Lactea ou de nebulosas, aglomerados do Sol e da Lua.
As melhores são aquelas que você mesmo fizer, mas se ainda não tem equipamento, pode pegar imagens fantásticas de sites do astrofotógrafos como o Astro Bin, onde, inclusive, há fotos de membros do Aster.
Se ainda assim quiser mesmo 'dar uma estrela de presente nós podemos ajudar. Podemos imprimir um mapa do céu ( ou você mesmo pode fazer) com a foto da estrela e da constelação e lhe enviarmos um arquivo digital como promete o site abaixo. Mas saiba desde já, que apenas instutuições astronômicas tem 'autoridade' para nomear os astros, mas isso vale apenas dentro da comunidade científica.
Estrelas são sóis que estão a dezenas ou centenas de trilhões de quilômetros de distância. Seus nomes foram dados por diversos povos ao longo de milênios. Mas, de fato, o céu não tem dono e as estrelas não pertecem a ninguém. A nomeação das estrelas é cultural e temporal. No entanto, atualmente, somente a União Astronômica Internacional é reconhecida, dentro da comunidade científica, como autorizada a nomear os corpos celestes. Você pode até comprar ou imprimir um certificado, mapas e fotos de uma estrela e dar de presente a alguém, mas isso só terá valor para vocês, mais ninguém.
Mas não desista. É possível, sim, colocar seu nome no céu!
Se você quiser, realmente colocar seu nome num astro, terá que se destacar na história ou descobrir um cometa. Os cometas são os únicos astros que recebem nome de pessoas, mas apenas de seus descobridores.
Quando observamos as estrelas e planetas, lançamos missões espaciais, reportamos eventos astronômicos ou divulgamos notícias sobre estes astros, todos precisam saber exatamente de qual astro estamos falando.
Desde sua criação, em 1919, a União Astronômica Internacional (IAU em Inglês) é a única instituição reconhecida e autorizada nomear corpos celestes e estruturas em suas superfícies. A IAU é reconhecida pelos cientistas, agências espaciais e autoridades mundiais. Os nomes usados são aqueles designados pela IAU de acordo com normas estabelecidas a aceitas pelos cientistas e instituições do mundo todo.
“Os vários grupos de trabalho da IAU normalmente lidam com esse processo, e suas decisões afetam principalmente os astrônomos profissionais. Mas de vez em quando a IAU toma decisões e faz recomendações sobre questões relativas a matérias astronômicos que afetam outras ciências ou o público. Tais decisões e recomendações não são aplicáveis por qualquer lei nacional ou internacional; em vez disso, estabelecem convenções que se destinam a ajudar a nossa compreensão dos objetos e processos astronômicos. Por isso, as recomendações da IAU deve descansar em dados científicos bem estabelecidos e têm um amplo consenso na comunidade em questão.”
Um Comitê Executivo criado em 2013, tem como um de seus objetivos rever ou participar de campanhas promovidas por organizações para incentivar o público a sujerir ou votar nomes para os astros e/ou características de suas superfícies (ex. planetas anões do sistema solar e planetas extra solares) como forma de promover a Astronomia.
Desde a sua criação o Comitê esteve envolvido em sancionar várias campanhas organizadas pela NASA para nomear satélites e características de suas superfícies, organizando sujestões de nomes e votações para a escolha desses nomes.
Alguns exemplos são:
-
os dois satélites de Plutão descobertos mais recentemente
-
as últimas crateras de Mercúrio descobertas no final da missão Messenger (2014-2015)
-
características da superfície de Plutão, descobertas pela sonda New Horizons
Em 2015 o Comitê organizou uma campanha para que o público, pela primeira vez, elegesse nomes para alguns exoplanetas e suas estrelas. Veja quais são as regras adotadas pela IAU para a nomeação dos astros.
Veja

bottom of page