14 de jun. de 2024
A astronomia de Harry Potter
- Ronaldo Rogerio Pedrão
- 12 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

Os fãs dos livros (e filmes) de Harrry Potter devem saber que a serie está repleta de personagens mitológicos. O que, talvez, não saibam é que alguns personagens tem nomes ligados à Astronomia.
A estrela mais brilhante do céu noturno e da constelação do Cão Maior é Sirius. Na mitologia egípcia, esta estrela, era conhecida com Sótis ou Sopdet. Sirius também foi chamada de "estrela cão".
Sirius tinha um valor especial para os egípcios. Eles aguardavam o nascer helíaco da estrela todos os anos, pois seu aparecimento no Leste, pouco antes do Sol, marcava o início das cheias do rio Nilo, pouco antes do Solstício de Verão, após ficar 70 dias oculta pelo Sol e pelo horizonte.
O transbordamento das águas do rio trazia fertilidade ao solo e a vida dos egípcios dependia, essencialmente, da agricultura. Consequentemente, Sirius foi associada à Sopdet, deusa da fertilidade.
O Cão Maior era um dos dois cães de caça do gigante caçador Órion. A outra constelação era a do Cão Menor, onde encontramos a estrela Procyon, "a que precede o cão". Órion, o gigante caçador, é constelação onde estão as "três marias", que simbolizam um cinto com joias incrustradas usado pelo gigante. As três estrelas são Mintaka (faixa), Alnilan (pérola) e Alnitak (cinto).
Se seguirmos o alinhamento das três marias para o Norte, chegaremos à Sírius. Na outra direção estará Aldebaran, da constelação do Touro.
Um dos ombros de Órion é representado pela estrela Betelgeuse (Alfa Orionis), uma super-gigante vermelha com diâmetro que varia entre 550 e 920 vezes o do Sol e magnitude 0,45.

Figura mostrando o Cão Maior (embaixo centro), o Unicónio,o Cão Menor, Órion, a Lebre, a Pomba e partes do Argo e da Hydra.
A magnitude (mag) é uma escala de brilho dos astros. Não é linear como se pode imaginar, a escala é logarítmica e é invertida. Por exemplo, uma estrela de magnitude 1 é 2,5 vezes mais brilhante que uma estrela de magnitude 2. Uma estrela de magnitude 1 é cem vezes mais brilhante que uma estrela de magnitude 6.
Por volta de 1598, o astrônomo Johann Bayer classificou as estrelas pela ordem de brilho, dentro de uma constelação, seguindo o alfabeto grego. A estrela mais brilhante foi chamada de Alfa, a segunda de Beta e assim por diante. É bom lembrar que essa escala diz respeito ao brilho aparente da estrela. Não leva em conta a distância ou a luminosidade real do astro, por isso, é chamada de magnitude aparente.
O outro ombro de Órion é simbolizado por Bellatrix (Gamma Orionis). O nome Bellatrix vem do latim significa guerreira. Bellatrix é uma estrela massiva com cerca de 8,4 vezes a massa do Sol. É uma estrela muito jovem e que terá uma vida curta. Sua idade é estimada em aproximadamente 20 milhões de anos.
Comparação de tamanho entre Bellatrix (à esquerda), Beta Persei B (à direita) e o Sol (no centro).
RAB - Régulo Arcturo
Regulus (ou Régulo) significa ‘pequeno rei”. É a estrela mais brilhante da constelação do Leão e representa uma das patas dianteiras do animal. Na mitologia grega, este seria o leão de Neméia, um dos ";Doze trabalhos de Hércules".
Arcturo (ou Arturus) pertence à constelação do Boieiro (pastor). É uma estrela de brilho
avermelhado intenso. Arcturo é o guarda da Ursa Maior.
Há referências a outros astros como à constelação de Pégasus, sugerida pelos cavalos alados que puxam a carruagem das moças do colégio Pompadour ou a Draco, representado tanto por um dos personagens principais, quanto pelos tantos dragões que aparecem durante a história. Crab é caranguejo em Inglês, o que pode ser uma referencia à constelação de Câncer.
E, enfim, meus personagens mitológicos prediletos, os centauros da floresta proibida. Há dois centauros no céu. Uma constelação homônima na região Sul envolvendo o Cruzeiro do Sul. Nessa constelação está o trio de estrelas chamadas de Alfa Centaurii, que são as estrelas mais próximas de nós. Duas estrelas desse trio são visíveis a olho nu como um ponto único. A terceira estrela, apesar de ser a que mais se aproxima de nós, não é visível a olho nu.
Esta constelação representa o centauro Quíron. Ele era um dos poucos (ou talvez, o único) centauro bom. Era muito sábio e foi mentor de vários heróis gregos, como
Qhiron foi ferido durante uma batalha. O ferimento era muito sério mas ele era Imortal. Sofrendo dores terríveis, Quíron pediu a Zeus que retirasse sua imortalidade. Zeus, permitiu, então, que ele morresse e o colocou no céu como a constelação do Centauro.
Na Grécia, Eudoxus de Cnidus observou a constelação de Centaurus no século IV aC e Aratus o observou no século III.
O outro centauro é a constelação de Sagitário, no zodíaco, onde fica o centro da Via Lactea. Seu nome vem do latim "sagitae", que é "flecha, seta". Sagitário significa "arqueiro". Esta constelação está associada ao centauro Nessus, responsável pela morte de Hécules.
Apesar de as histórias de bruxos serem de origem, predominantemente celta, parece que a autora se inspirou, também em outras mitologias.
Comments