14 de jun. de 2024
Juno completa oitavo sobrevoo de Júpiter
- Ronaldo Rogerio Pedrão
- 3 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Os dados retornados na terça-feira, 31 de outubro, indicam que a nave espacial Juno da NASA concluiu com sucesso o oitavo sobrevoo sobre as misteriosas nuvens de Júpiter na terça-feira, 24 de outubro. A confirmação foi adiada por vários dias devido à conjunção de Júpiter com o Sol, que afetou as comunicações por alguns dias antes e depois do voo.
A conjunção solar é o período em que o caminho da comunicação entre a Terra e Júpiter se aproxima muito do Sol. Durante a conjunção solar, nenhuma tentativa é feita para enviar novas instruções ou receber informações da Juno, pois é impossível prever quais informações podem estar corrompidas devido à interferência de partículas carregadas do Sol. Em vez disso, uma moratória de transmissão é posta em prática; os engenheiros enviam instruções antes do início da conjunção solar e armazenam dados a bordo para transmissão de volta à Terra após o evento.
"Toda as informações coletadas durante o voo foram guardadas na memória da sonda até ontem, quando Júpiter saiu da conjunção solar", disse o novo gerente de projeto da Juno, Ed Hirst, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. "Todos os instrumentos científicos nave estavam operando, e os novos dados estão sendo transmitidos para a Terra e sendo entregues nas mãos de nossa equipe científica".
O próximo sobrevôo de Juno sobre Júpiter ocorrerá em 16 de dezembro.
A Juno foi lançada em 5 de agosto de 2011, de Cabo Canaveral, na Flórida, e chegou em órbita em torno de Jupiter em 4 de julho de 2016. Durante sua missão de exploração, Juno realizou rasantes a 3.400 quilômetros acima das altas nuvens do planeta. Durante estes voos, a Juno sonda as camadas abaixo da obscura cobertura de nuvens de Júpiter e estuda suas auroras para obter mais informações sobre as origens, estrutura, atmosfera e magnetosfera do planeta.
Mais informações sobre a missão Juno estão disponíveis em:
O público pode seguir a missão no Facebook e no Twitter em:
Comments